Por que todo ano o Fisco lavra milhares de AUTOS DE INFRAÇÕES por documento fiscal INIDÔNEO?
02 Outubro 2019

Por que todo ano o Fisco lavra milhares de AUTOS DE INFRAÇÕES por documento fiscal INIDÔNEO?

Por que todo ano o Fisco lavra milhares de AUTOS DE INFRAÇÕES por documento fiscal INIDÔNEO?

A resposta é a ausência de uma cultura de gestão fiscal do passado. Dados da Sefaz-SP indicam que em 2018 foram lavrados R$ 25,5 bi em AUTOS DE INFRAÇÕES, sendo que aproximadamente 25% destes autos são relativos a empresas inidôneas. 

O fisco, por conta do sigilo, não pode informar sobre os autuados e as empresas autuadas, por sua vez, não possuem interesse em se expor e dizer “eu fui”, limitando-se em boa parte do tempo a argumentar que agiram de boa-fé ou em demonizar o aparato fiscal, esquecendo-se de que a atual postura é própria daquele motorista que só olha para frente no para-brisas, esquecendo-se de verificar os retrovisores laterais e o central, ou seja, o risco de acidentes nesses casos é relevante. Há que se corrigir esta postura adotando o costume de sempre olhar os retrovisores, pois apesar de a imagem que consta no retrovisor representar o passado, não é difícil imaginar que ela pode lhe alcançar e causar um sério acidente. 

Nesse sentido, mesmo as empresas autuadas por este motivo reclamam, mas passado o momento não se empenham em criar uma política de gestão fiscal do passado com ações fiscais preventivas de forma eficiente de pelo menos acompanhar os últimos 6 anos de forma ágil e rotineira.

O INIDON faz isso tudo e muito mais, conheça a plataforma que está revolucionando na forma de evitar AUTOS DE INFRAÇÕES por inidoneidade fiscal.

Gestor tributário, esteja alerta e prevenido, faça um teste e evite uma tragédia.

 

Fonte das notícias:

https://veja.abril.com.br/economia/operacao-em-sao-paulo-investiga-emissao-de-notas-frias/

http://receita.economia.gov.br/noticias/ascom/2019/fevereiro/receita-federal-declara-inaptidao-de-mais-de-3-milhoes-de-cnpj-1

https://portal.fazenda.sp.gov.br/Noticias/Paginas/Inatividade-presumida-gera-suspens%C3%A3o-de-18,8-mil-inscri%C3%A7%C3%B5es-estaduais.aspx

http://receita.economia.gov.br/noticias/ascom/2019/marco/receita-federal-deflagra-operacao-santuario-para-coibir-fraudes-no-cnpj

Posts Recentes

Serviços

Quem somos

Uma empresa especializada em prestação de serviços de consultoria tributária e contábil, cujos produtos visam a oferecer, de forma legal, segurança e proteção às empresas para riscos tributários, assim como proporcionar vigilância para as possíveis oportunidades legais que possam contribuir para diminuir a carga de seus tributos.